O que é e como funciona um cilindro hidráulico?

Post

1 comentário   |   Comunicação

Conheça os tipos e como funcionam os cilindros hidráulicos que são utilizados em diversos tipos equipamentos e aplicações.

A função básica de um cilindro hidráulico é transformar força, potência ou energia hidráulica em força, potência ou energia mecânica. Com isso, já é possível imaginar a grande utilidade desse mecanismo na indústria. O cilindro hidráulico, também conhecido como motor hidráulico linear, integra diferentes equipamentos, em especial, sistemas de articulação de máquinas. Nele, fica inserido o pistão, sendo que o seu movimento é determinado conforme a entrada e saída de óleo no cilindro.

O óleo é o fluído hidráulico que é pressurizado (recebe pressão) por um conjunto bomba-motor elétrico. Em outros termos, o tubo fica fixado e a haste se desloca para fora e para dentro, conforme acionada pelo comando. O cilindro hidráulico é formado por diferentes partes, entre elas, estão a camisa montada, haste montada, embolo, guia da haste e kit de vedação.

 

partes-cilindro-hidraulico

Exemplo de um cilindro e suas partes.

O cilindro hidráulico também é definido como um atuador mecânico utilizado para aplicar uma força através de um percurso linear. Para entender melhor, atuador mecânico é como se chama o elemento que produz movimento, atendendo a comandos de uma máquina.

Como funciona o cilindro hidráulico

Para funcionar, o cilindro hidráulico precisa da energia de um fluído hidráulico pressurizado, que é normalmente um tipo de óleo. Resumidamente, quem faz o trabalho é o cilindro e um pistão móvel conectado a uma haste. O cilindro de contenção está fechado pelos dois extremos, em um está o fundo e no outros e introduz o pistão, que tem uma perfuração por onde sai a haste. Assim, a pressão hidráulica atua no pistão para produzir o movimento linear.

Durante o funcionamento do cilindro hidráulico a força que ele exerce é constante do começo até o final do percurso. A velocidade depende do caudal de fluido e da superfície do êmbolo, além disso, o cilindro hidráulico pode realizar forças de tração e/ou compressão.

 

cilindro-por-dentro

Exemplo de um cilindro Hidráulico

Modelos mais comuns de cilindro hidráulico

Os cilindros hidráulicos são classificados como de simples efeito (ou ação), que retornam por gravidade ou mola; os de dupla ação, que são os mais comuns; e os telescópicos, que contam com duas ou mais hastes, uma dentro da outra. Esse mecanismo também pode ser classificado de acordo com o seu diâmetro. Assim, os diâmetros dos tubos e das hastes são escolhidos de acordo com a quantidade de força que se quer obter para um determinado procedimento.

Isso porque a força a ser exercida pelo cilindro hidráulico é resultado da multiplicação da área do cilindro pela pressão da bomba (F = P x A). Para funcionar, os cilindros devem, ainda, ser fixados, de maneira geral, nas duas extremidades. Há inúmeras possibilidades de fixação, sendo que a escolhida varia de acordo com o tipo de máquina e dos dispositivos a serem utilizados.

77088

Exemplos de modelos de cilindros hidráulicos.

Aplicações dos cilindros hidráulicos

Os cilindros hidráulicos são usados para diferentes funções e normalmente integram mecanismos maiores, sendo uma parte de máquinas utilizadas amplamente no setor industrial. Um exemplo clássico de aplicação do cilindro são as retroescavadeiras, onde se responsabilizam por movimentar o braço e as pás.

 

O-que-e-e-como-funciona-um-cilindro-hidraulico2

Cilindros hidráulicos no braço de uma retroescavadeira.

Os cilindros hidráulicos também são usados nas áreas da agricultura e no setor rodoviário, desde que se precise de aplicação de força. Os modelos de cilindros hidráulicos para trabalho leve servem para empilhadeiras, cilindros de levantamento e injeções de prensas. Os para trabalho médio são usados em braçadeiras, medidores, guindaste de caminhão montado, carregadores, equipamentos de construção, mineração e equipamentos florestais.

Já os modelos de trabalho pesado servem para prensas pesadas e plataformas móveis tais como escavadeiras e dozers, bem como equipamentos de construção e mineração. Os cilindros chamados telescópicos são usados para trabalhar com plataformas de levantamento e empilhadeiras com caminhões montado.

Fonte:  Industria hoje, 01/06/2013

  1. inyectoras ocasion12-14-16

    Has dado en el sitio con este articulo , realmente creo que este sitio tiene mucho que decir en estos temas . Volveré pronto a vuestra web para leer mucho más , gracias por esta información .

Deixe uma resposta